Aparelho Disjuntor Maxilar

DISJUNÇÃO PALATINA

Existem certos tipos de problemas ortodônticos que são causados pela falta de crescimento do osso maxilar superior, isto pode causar a falta de espaço para acomodar todos os dentes superiores. Em outros casos existe espaço suficiente para os dentes superiores mas o palato (céu da boca) está tão estreito que pode até atrapalhar a fala ou o palato é tão profundo que praticamente diminui a quantidade de ar que poderia passar pelo nariz, fazendo com que a respiração profunda tenha que ser auxiliada pela boca. Em todos estes casos a disjunção palatina ajuda muito.

Atualmente a estética é muito levada em consideração, sorrisos amplos mostram mais os dentes sendo muito mais agradável e atraente.

A maxila é unida ao meio por uma sutura, a qual permite que sua separação ou expansão seja feita praticamente sem dor na fase de crescimento. Já quando feita em adultos esta separação maxilar se torna bem mais difícil, necessitando muitas vezes do auxílio cirúrgico. Uma vez conseguida esta disjunção, uma nova porção óssea será aposta no local da separação fazendo com que o osso maxilar se torne mais amplo.

Seus dentes ficarão doloridos por dois ou três dias e algumas vezes por até uma semana após a instalação do disjuntor. Você poderá sentir uma pequena "cócega" no palato, não se preocupe, é normal, devido à expansão e estiramento das fibras.

Normalmente a salivação aumenta nos primeiros dias após a colocação do aparelho e existe uma dificuldade na alimentação e remoção dos resíduos alimentares na primeira semana de uso, isto se normalizará.

Este disjuntor palatino é colado aos dentes da maxila e o parafuso deve ser ativado por você, ou por alguém que possa auxiliá-lo, todos os dias conforme instruído.

A chave é inserida no furinho do parafuso e aí empurrada até o final (perto da garganta). Isto trará o próximo furinho à vista.

Após o palato ter sido alargado o suficiente, é necessário segurá-lo a esta posição por 3 a 6 meses, pois assim o novo osso irá preencher o espaço vazio.

COMO HIGIENIZAR O APARELHO

  • Escove normalmente os dentes e também o aparelho
  • Use water-pick (se possuir) entre o palato e o aparelho
  • Faça bochechos forte com água ou antiséptico

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Evite alimentos duros, fibrosos, pegajosos e com alto teor de açúcar. Exemplos: pipocas, amendoim, amêndoas, castanhas em geral, pé-de-moleque, cana, cenoura crua, chicletes, balas, gomas, sementes e caroços, carne muito dura, pão Italiano, torradas, etc.

O resultado deste tratamento expansivo é muito bom, parabéns!

É um enorme prazer tê-lo como paciente e conte conosco!

Baixe este informativo em .pdf
primi sui motori con e-max