Outros

Clareamento Dental

A maioria das pessoas deseja exibir um sorriso bonito, com dentes saudáveis e brancos.

O clareamento dental pode ser realizado basicamente de três maneiras:

  • Clareamento no consultório dentário
  • Clareamento caseiro
  • Combinação de ambos

É importante que seja feito com a supervisão de um dentista.

Todos os tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel para clarear os dentes. Quanto maior a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado.

Concentrações elevadas só podem serem usadas em consultório pois queimam as mucosas e são necessários cuidados especiais, como: proteção da gengiva, mucosas, raízes expostas, trincas, áreas sensíveis, entre outros.

O clareamento feito em consultório pode exigir duas ou mais sessões de cerca de 1h30 a 2 horas.

O clareamento caseiro é feito com gel de menor concentração e moldeiras de silicone. Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora no mínimo 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia. Embora a concentração do gel seja menor nesse tratamento.

O clareamento misto é a união das duas técnicas e considerado o Clareamento Padrão Ouro, tem melhor resultado e durabilidade.

É recomendado fazer um profilaxia antes de iniciar qualquer um dos 3 tipos.

Os principais riscos são uma sensibilidade dental temporariamente aumentada, um clareamento excessivo e queimaduras químicas. Há indicação de uso de produtos específicos com antecedência e durante o clareamento para reduzir ou eliminar este desconforto.

O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados e queiram melhorar sua aparência. Nem todos os dentes podem ser beneficiados pelo tratamento, pois as causas do escurecimento podem ser diversas.

Durante o tratamento o paciente deve evitar ingerir alimentos que contenham corante com pigmentação muito forte, por exemplo: vinho tinto, café, capuccino, coca-cola, beterraba, molho de tomate, shoyo, açaí, açafrão e qualquer outra substância que tiver pigmentação muito forte.

Para manter o resultado é necessário bons hábitos de higiene, como escovar os dentes sempre após as refeições e usar fio dental.

Visagismo

O visagismo é a arte de criar uma imagem que demonstre as qualidades próprias de uma pessoa de acordo com as formas do rosto. A aparência pode dizer muito sobre uma pessoa e muitas vezes a imagem que é passada pode não ser a desejada.

O visagismo é baseado na antropologia, psicologia, sociologia, linguagem visual e ciência cognitiva. O método permite analisar o temperamento de uma pessoa de acordo com o formato do rosto e feições. O segredo do visagismo está nos quatro tipos de personalidades diferentes: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático. De acordo com essas quatro características, o profissional visagista busca encontrar a melhor feição e equilíbrio para o rosto do paciente.

Profissionais que trabalham em áreas que envolve o tema da beleza, sejam dentistas, cirurgiões plásticos ou profissionais estéticos, e conhecem o conceito do visagismo, buscam encontrar a feição ideal para cada paciente. No caso da odontologia, o tratamento de visagismo é iniciado com uma conversa entre o paciente e o profissional, que precisa entender o que o cliente gostaria de expressar por intermédio de sua aparência facial.

Devemos unir função e estética no planejamento, para isso realizamos uma série de fotografias intra e extra-bucais, vídeos e modelos de gesso das arcadas superior e inferior.

Com o visagismo odontológico criamos a “Personalidade do Sorriso” sem "depender unicamente da intuição".

Sendo assim, o visagismo busca encontrar a melhor aparência, adequando o tipo de temperamento, o formato do rosto e do sorriso, além das qualidades interiores de cada paciente.



AcceleDent

O AcceleDent, é um aparelho vibratório que auxilia na redução do tempo de tratamento.

Trata-se de um dispositivo, que produz uma vibração ultrasônica, com encaixe para um arco de silicone que se encaixam aos dentes. Ele deve ser utilizado por 20 minutos diariamente, ampliando a eficiência dos aparelhos ortodônticos e reduzindo o tempo de tratamento. Ele deve ser utilizado em conjunto com os aparelhos fixos ou alinhadores removíveis, como o Invisalign.

O tempo de redução nos tratamentos pode variar entre 30 e 50%, de acordo com as necessidades iniciais de cada paciente.

AcceleDent

AcceleDent
AcceleDent

Contenção Ortodôntica

Contenção e termo usado para manter (conter) os dentes na posição final do tratamento ortodôntico.

O conceito de que os dentes são peças de metal assentadas em concreto e que não se movem é ERRADO, assim como o restante do corpo muda com a idade, os dentes também mudam de posição. Dentes, ossos e gengivas são tecidos vivos. São flexíveis, e é isto que faz ser possível a correção ortodôntica! Com a força correta aplicada, os dentes podem ser movimentados em qualquer idade.

Com isto em mente, não é difícil entender que após a finalização do tratamento ortodôntico e o uso das contenções, mudanças vão ocorrer. Forças como pressões dos lábios e da língua podem causar mudanças sutis na posição dos dentes. O simples roer unhas ou morder lápis são hábitos que exercem pressão suficiente para os dentes se moverem.

A experiência nos ensinou que após parar de usar os aparelhos de contenções, na maioria dos casos, ocorre um pequeno movimento. Isto normalmente envolve rotações dos dentes inferiores e algumas vezes rotações dos dentes superiores. Quanto mais severo era o caso no início, maior a tendência de recidiva (voltar parte do problema). Mas mesmo quem nunca teve dentes tortos e que nunca usou aparelho, terá a tendência natural e ter dentes tortos por volta dos 40 anos, isto se deve ao movimento que os dentes tem durante o envelhecimento.

Apesar de tudo em nosso corpo mudar com a idade, você pode manter seus dentes retos. Existe uma maneira muito simples. É só continuar a usar sua contenção.

O conselho dado a todo paciente é usar o aparelho a noite por pelo menos 30 meses após a remoção do aparelho fixo. Durante este tempo, uma contenção fixa inferior ficará colada atrás dos dentes inferiores até a resolução dos dentes do siso, até cessar o crescimento ou por mais tempo nos pacientes adultos. E contenção superior é removível e normalmente envolve todos os dentes.

Abaixo você encontrará fotos de tipos de contenção:

Contenção
Contenção fixa inferior


Contenção removível superior confeccionada com acetato
Contenção removível superior confeccionada com acetato


Contenção removível superior tradicional
Contenção removível superior tradicional


primi sui motori con e-max